Ecologicamente corretos só da boca pra fora

Cabe aqui um alerta sobre empresas que exercem a responsabilidade social, mas suas ...

Empresas intitulam-se sustentáveis para conquistar clientes e ganhar credibilidade no mercado, mas de acordo com pesquisas a grande maioria usa o termo apenas em campanhas publicitárias como uma boa estratégia de marketing.

Para uma empresa ser verdadeiramente socioambiental ela necessita preencher uma série de pré-requisitos e normalmente a proposta não sai do papel. Os casos ocorrem principalmente nas grandes companhias com faturamento expressivo, isso porque, de acordo com o levantamento, mais da metade dos empresários têm dificuldade de enxergar as oportunidades de geração de lucro por meio de iniciativas sustentáveis e as adotam apenas por pressão social.

Além disso, uma fatia dessas empresas ainda não consegue equilibrar as três dimensões da sustentabilidade (ambiental, social e econômica), o que dificulta ainda mais a questão da responsabilidade social.

Encontramos alguns casos de companhias com a bandeira sustentável envolvidas em esquemas de fraude. Impossível falar em responsabilidade ambiental sem lembrar o caso Samarco que chocou o Brasil, em novembro de 2015. Passados 01 ano e 04 meses, após o maior desastre ambiental do país a tristeza, dúvidas e incertezas ainda fazem parte da rotina dos moradores da cidade de Mariana (MG).

A Samarco defendia a proposta de uma empresa sustentável. Mas até que ponto? De acordo com investigações feitas sobre a mineradora, os danos ao meio ambiente já ocorriam antes do acidente. Uma perda irreversível ao longo de muitos anos. A única certeza, é que ainda não há uma solução definitiva para lidar com todo o rejeito que abriga o meio ambiente.

Assim como a Samarco, algumas empresas prejudicam mais o meio ambiente do que protegem. Você também é parte desse ecossistema que vem sendo danificado por ações do homem. É hora de mudar, os meios de comunicação hoje possibilitam o direito de resposta.

Pense nisso!

Reartezar é um veículo de comunicação que contribui na educação sócio-ambiental, destacando diversas maneiras de reciclar materiais e reutilizar objetos.

Fale conosco

Reartezar

48 991-529-466
48 998-164-538